DAS BIBLIOTECAS

Cinco horas dentro de uma biblioteca. Não me lembro quando foi a última vez que isto aconteceu. Talvez nos últimos dias do ensino fundamental, ainda na década de noventa, quando computadores eram uma novidade restrita. Desde o segundo grau até hoje, sexto período da faculdade, as pesquisas e trabalhos são feitos com xerox, jornais, revistas e a maior parte do conteúdo é procedente da internet.

Nostálgico como sempre, me deu saudades dos tempos em que o grupo da escola se reunia para fazer pesquisas e trabalhos na biblioteca. Era preciso folhear livros, resumir, copiar e até mesmo desenhar. Dos cadernos “brochurão” saiam as folhas para se redigir, tarefa que geralmente era dada às meninas por terem melhor caligrafia. Margens coloridas, gravuras coladas, grampo, capa de cartolina… era tudo bem artesanal.

Os tempos mudaram, e neste ponto, não ouso dizer que já foram melhores. A rede mundial de computadores facilitou muito o acesso ao conhecimento e a informações, com muitos prós e contras que já demandam diversos estudos, mas isto é outro assunto. O certo é que a tecnologia dita o ritmo da vida: tudo mais rápido com cada vez menos tempo. Adaptemos-nos.

Enquanto isso, as bibliotecas ficam cada vez mais obsoletas. Ou melhor, os livros. As salas, estas, com acomodações reservadas, somadas ao silêncio habitual, são mais usadas como um refúgio para aqueles que, antes de assistir as aulas, exaustos do labor, cochilam brevemente em busca de forças para terminar o dia.

Ao som do: Jorge Drexler – Al Otro Lado del río

6 comentários sobre “DAS BIBLIOTECAS

  1. de tudo isso tenho saudades dos meus amigos. nessa tempo eu não era uma apaixonada pela literatura!!!

    mais que da saudade dá! rs

    bju e saudades tbm tenho de vc.

  2. realemnte. eu e o meu grupo estamos fazerndo dois trabalhos nos correspondendo somente por e-mail.. ehehe..
    é ruim pq qse nunca nos reunimos, não vamos a biblioteca, não lemos livros juntos.. =/
    bjs.

  3. Eu adoro bilbiotecas, pena que muitos não o façam!
    a internet veio com vantagens e malefícios aos estudantes, cabe a nós mesmos discernirmos os espaços adequados a cada recurso!

    ;*

  4. Pois é… lembro bem, também, dessa época. Recordo, inclusive, que apesar dos livros muitas vezes não poderem ser disponibilizados, não se podia cortar, pintar, ou conversar… em bibliotecas nos grupos de ‘trabalhos’ do ensino fundamental.

  5. é. nostalgia básica.
    era uma coisa gostosa essa reunião.

    mas meu sonho é ter uma sala inteira na minha casa somente de livros. um dia terei.

  6. nada substitui um bom livro e as bibliotecas, porém concordo que a internet veio facilitar nossa vida escolar e do dia-a-dia mesmo.
    o que seria de mim sem net, fico maluca rs

    beijo

Deixe um comentário

