MIENTRAS YO RESPIRO

“O homem foi feito para sonhar e criar ilusões. Por isso os artistas são, em geral, mais felizes que os outros”.

 

Palavras de Domingos Oliveira na abertura do texto “Carta a um jovem ator”.

Revista Bravo, edição de novembro de 2008.

 

 

 

Meu inglês é intermediário. Estudo há três anos. Estou com saudades das aulas. Fevereiro logo vem, ainda bem. Na minha profissão os idiomas contam muito. (01) Mas o que quero mesmo é um dia não precisar mais de ler legendas quando assisto filmes. Minha dúvida agora é se dou prioridade a um curso de especialização, que ainda não sei bem o que quero, se volto ao espanhol ou se começo o italiano. Claro, há segundas intenções por trás disso.

 

(02) Quero ir ao velho mundo, percorrer da Sicília à Lombardia, da Sardenha à Toscana e de Piemonte à Calábria. Talvez eu chegue à Santorini. Quero passear de Oviedo à Valência, de Santiago de Compostela à Catalunha e de Pamplona a Mérida. Pode ser que eu vá a Marselha. Vou ver histórias, ouvir paisagens, respirar outras vidas e transformar cada nova experiência em mil palavras escritas. Já posso me imaginar com um sorriso no rosto, que as pessoas ao redor não irão entender, quando em uma de minhas idas às livrarias, (03) eu encontrar entre tantos grandes autores, ao menos um exemplar com o meu nome. Quem sabe um desses vire filme.

 

Peço então a Deus todos os dias que me dê saúde. Para isso e para bem mais. Por aqui vou fazendo o que posso. Cuido do que bebo, do que sonho, do que como, do que penso e de quanto durmo. Precisarei de tempo, corpo, alma e coração para (04) conhecer cada amigo que pretendo tirar do status de virtual. De Goiânia à Salvador, de Porto Alegre a Teresina, de Sampa a Manaus, e do Rio à Cuiabá. Vez por outra pousarei em Buenos Aires.  Em terras portenhas, (05) quero aprender a dançar o tango e o bolero. Beber todo tipo de vinho e café. Ir aos jogos do River e do Boca. Explorar a literatura e o clima temperado. De Mendoza à Bariloche. Não só uma, mas mil noites.

 

(06) E “eu quero uma casa no campo”. Como a da música da Elis, para cultivar meus amigos, meus discos e meu livros. (07) Lá eu voltarei a estudar música e a escrever em versos, os mais abstratos possíveis. Mas antes de tudo isso, [08] quero encontrar uma mulher, a qual eu venha a amar de uma forma que eu ainda desconheça, e que me ame também. Alguém que me inspire, que seja minha melhor amiga. Que sonhe comigo os meus sonhos, e os dela também. Só assim terá graça.

 

________________________________________________________________________

 

Texto escrito em resposta ao meme em que fui indicado pela minha amiga Manuela Afonso.

 

As regras eram.

-Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de “ir embora daqui”;

-Convidar 8 amigos de blogs para responder também;

-Comentar no blog de quem nos convidou;

-Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “intimação”;

-Mencionar as regras.

 

Repasso para: Nina, Dayane, Tati, Aline, Dany, Adriana, Núbia e Thamires.

 

______________________________________________________________________________________

 

Me apaixonando pelos sons que ouço: Malú – No me interessa

______________________________________________________________________________________

 

12 comentários sobre “MIENTRAS YO RESPIRO

  1. Ah, obrigada por me convidar para o meme, adoro responder.
    Eu morro de vontade de aprender um novo idioma, embora não tenha paciência. Minha vó sempre tentava me ensinar francês, mas eu não gravava e praticava pouco. Também quero viajar. Toscana, com certeza. Aquele lugar é um sonho. Eu também quero uma casa no campo, mas isso é sonho pra dois, bem mais no futuro mesmo. E um amor de verdade, porque não? Todo mundo merece um romance…

    Respondo em breve, me deixa pensar. Um beijo.

  2. “de Porto Alegre a Teresina”
    posso até estar errada…mas senti que Teresina é pra me conhecer… 😛
    auihsuiahsuiahuishauihsuiahuishauishuiahsiuahuishaui

    gostei muito desse meme…
    bem interessante…

    muito bom conhecer um pouco mais de você!

    ;*

  3. Adorei e certamente vou responder 😉
    O ano é novo e a gente sempre acaba refletindo sobre tudo o que quer dele né? E isso tem uma ligação deliciosa com tudo o que a gente quer fazer antes de partir 😉

    Beijo no coração!

  4. jean, peter, pan, que texto mais lindo, que delícia de ler e perceber nos seus desejos tamanha sensibilidade… temos alguns desejos em comum. espero sim, de coração, que você encontre essa amiga/amor/amante… com meu marido foi assim: éramos muito amigos, enquanto tive outros namorados… ele me conhece como amiga, o que é bem diferente das relações viciadas culturalmente entre homem/mulher… adorei saber dos seus anseios. desejar já é o primeiro passo rumo à concretização de cada um deles. beijo grande, até breve

  5. Olá Jean Pieter!

    Entrado este 2009 de má cara, chego ao teu blogue com os desejos de que, apesar de tudo, os 365 dias que já começaram a correr sejam os melhores possíveis.

    Como gostei do que aqui encontrei (e sou sincero, sem motivo para dúvidas…) continuarei a visitar-te, dentro, claro, das minhas possibilidades – que não são muitas. Apenas – o que se pode arranjar. De qualquer forma, tenho todo o prazer em te dizer que podes contar comigo. Para mim a Amizade é do melhor que este desgraçado Mundo (ainda) tem. Por isso estou contigo
    contyigo: Amiga/Amor/Amante.

    Alem disso, apesar de ser já um vetusto ancião (a caminho dos 69, para já. Depois, verei…) adoro a ironia. Apesar de reformado – ai a pdi – sou e serei sempre jornalista. E, desde Abril do ano que passou, dizem que também sou escritor. Coisas.

    Por isso, sigo-te e espero que faças o mesmo comigo. Com foto par juntr aos outros que já lá estão, pois quero entrar por mério próprio no Guinness Book of Records no que concerbe ao número de seguidores de blogues, com foto e tudso Basta qu lá vás e não custa nada, não pagas jois de admissão, nem quotas. Aproveita, antes que apareçam os fiscais tributários… hehehehehehehe. Muito obrigado

    Qjs Abs

    PS (embora seja, aqui é só Post Scriptum…) – O meu imeile ou imilio (“preciosas “ criações minhas, hahahahahaha) é o:

    hantferreira@gmail.com
    «««««»»»»
    Este é um texto standard para poder chegar a todos os Amigos. Ainda que com as necessárias adaptações, Peço que o aceites assim sff.

  6. Amo a arte e a maioria dos meus desejos são relacionados a ela. Ao meu casamento, também.
    Acho que amor e arte são as coisas que nos movem, não?

    Beijocas, lindíssimo esse post!

Deixe um comentário

