SARTREANO

Fui indicado aqui a um meme pelo letrado amigo Caio. A tarefa é pegar o livro que se encontre fisicamente mais próximo, abri-lo na página 161 e publicar a quinta frase completa.

 

Já respondi a um semelhante, que na época o chamei de Enigma. Não compreendo ainda o sentido dessa brincadeira. Pelo visto é só curiosidade, para saber se a pessoa terá por perto um Sheldon, Fitzgerald, Allende ou Coelho.

 

O exemplar que tenho em questão é “Esboço para uma teoria das emoções”, do grande Jean-Paul Sartre, que por sua vez só tem 94 páginas. Não creio em numerologia, mas para não deixar incompleto este post, usarei a seguinte fórmula:

 161 = 1 + 6 + 1 = 8

 

 

jean_paul_sartre3

 

imagem: Henrik Hagtvedt

  

Pág.8 – Biografia.

“Recusara, também, uma medalha da Legião da Honra e uma cátedra no prestigiado Collège de France”.

 

 

Socialista que era, Sartre rejeitou o Prêmio Nobel de Literatura que a ele foi laureado, por coerência a seus conceitos de que os títulos oficiais serviam para criar e aumentar diferenças entre pessoas. A frase acima mostra outras duas grandes honrarias as quais o filósofo não se prestou. Na visão dele, um escritor e um ferreiro tinham o mesmo valor para a sociedade, na qual cada um contribui de acordo com suas aptidões, embora, sejam injustamente remunerados de forma muito desigual. 

 

Eu penso o mesmo.

  

 

 

Já que o meme voltou para mim, não o repassarei.

 

 

Ampliando meus horizontes musicais:

Pout-porri de boleros – Nosotros / Contigo / Sin Tí

Plácido Domingo, no álbum De Mi Alma Latina

 

  

Anúncios

13 comentários sobre “SARTREANO

  1. Sartre parece ser muito interessante! Nunca li nada dele, mas depois de “O Mundo de Sofia” tenho acordado cada dia mais inclinada a ler livros realmente filosóficos…
    Ahh o Benjamin Button é fascinante! Simplesmente ótimo, e grande! Rsrsrs…
    E ontem assiti a algo que vc adora: Sociedade dos Poetas Mortos! Gostei muito do que vi, apesar do fim triste, mas totalmente plausível no enredo e na vida real.
    Hoje assiti a trilogia “De Volta Para o Futuro”. Já nem me lembrava mais dos detalhes fantásticos envolvendo o doutor Emmet, o McFly e o DeLorean, hahaha!!!
    Bjos pra vc escritor!

  2. Saudações Mr. Polio e Mr. Caio! Vão ficar para o café?

    MATHEUS MATHEUS: Sartre é muito bom, não?

    RENATA: Venha a BH me fazer companhia em uma seção. Hoje estreiou “The Wrestler”, “O Casamento de Rachel” e “Operação Valquiria”. Eu pago a pipoca! rs

    ALINE: Tenho que ver o Bejamin, urgente. Neste fim de semana, se eu não ver Autrália, verei o Benjamim. Mas estou em dúvida com os lançamentos acima. Pena que não dá tempo pra ver tudo! aha ha Sociedade é demais. Assisto ao menos uma vez por ano. Ritual de doido. Só eu mesmo.

  3. faz vergonha, mas ultimamente não tenho lido nenhum livro, até tenho um aqui na minha estante “O Vermelho e o negro” de Stendhal, já iniciei a leitura dele 2 vzs, mas n sei pq não consigo passar das primeiras páginas. e dizem que é excelente!!!

    (pq tu não acredita que gosto de ultimate faghting? hahaha
    eu sou viciada)

    bjbjbjjj

  4. vou te mandar a minha frase, do livro Arte Moderna, no Argan:
    “Previati, Segantini e os demais não aceitam a idéia de uma arte-pesquisa, como a de Seurat ou Signac; e, o que é mais grave, não realizaram a experiência do Impressionismo, que é justamente o objeto da pesquisa “científica” do Neo-Impressionismo”.
    Ando estudando, meu caro amigo heheehhe bjão!

  5. Tô de volta novamente! Dessa vez pretendo não demorar tanto para postar e ler os blogs que gosto!

    Concordo com o pensamento de que todos têm um mesmo valor! Concordo e levo isso comigo. Não adianta nós acreditarmos e não inserirmos no nosso cotidiano!

  6. Ola
    Eu sou tambem um leitor assidio de Jean- Paul Sartre e estou escrevendo uma monografia intitulado como O Problema do Outroem Jean-Paul Sartre e se houve alguem que já fez algum parecido me ajude.

    No mais ficarei muito Grato coma sua contribuição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s